-
Arquitetos: ajc architects
- Área: 7500 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Alan Blakely Photography
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Petzl America acaba de concluir sua nova sede norte americana, em Utah, um prédio que está a caminho da certificação LEED Platina. Os negócios da Petzl são baseados na verticalidade e na iluminação, e o edifício é uma metáfora para esses conceitos. O projeto geral incorpora uma longa lista de recursos sustentáveis, como uma matriz fotovoltaica montada no telhado, luz natural em todas as áreas do edifício, incluindo o armazém de distribuição, biogás no local para capturar a água da chuva do telhado e recarregar a água subterrânea, um plug-in para carros elétricos, materiais reciclados e produtos comprados em um raio de até 800 km da localização geográfica do edifício.
A empresa possui uma política que permite que os funcionários tragam seus cães para o trabalho, aumentando a satisfação dos funcionários. Uma área externa para cães foi incluída no projeto, juntamente com uma horta comunitária. O local está localizado ao lado de uma parada da TRAX, e a empresa incentiva os funcionários a usar o transporte coletivo para trabalhar, assim como a bicicleta. O projeto do edifício inclui um bicicletário e uma oficina para reparos.
Paul Petzl, o fundador da empresa, juntamente com Roody Rasmussen, vice-presidente sênior da Petzl America, visitou antigas ruínas peruanas como parte de uma viagem da Petzl Foundation, antes do início do processo de projeto. As ruínas foram inspiradoras e ajudaram a estabelecer a direção criativa para o conceito geral de design. O exterior do edifício é revestido com GFRC multidimensional, projetado em referência aos penhascos de arenito do sul de Utah.
A quantidade de luz do dia disponível em todo o espaço, juntamente com um pátio interno estrategicamente localizado, minimiza a necessidade de iluminação artificial durante o dia. Todas as luzes são controladas com sensores de ocupação, e o uso de energia de todo o edifício é monitorado com um sofisticado sistema automatizado de construção (BAS).
Os escritórios são projetados com layouts flexíveis, com espaços de colaboração informais espalhados por todo o interior e exterior. Acessórios de encanamento de baixo fluxo também foram selecionados para minimizar a quantidade de água usada em todo o edifício.
A Petzl também se comprometeu com práticas sustentáveis durante o processo de construção, com os resíduos de construção minimizados e separados por materiais recicláveis, para não gerar mais estresse nos aterros sanitários locais. O compromisso da Petzl com espaços saudáveis para seus funcionários também foi um componente importante na seleção de materiais para interiores, acabamentos e móveis com compostos orgânicos de baixa volatilidade (VOCs), para minimizar vapores e produtos químicos tóxicos em todo o espaço.
Há uma torre de mais de 22 metros de altura associada aos escritórios e abriga uma parede de escalada de 16 metros de altura - uma das mais altas verticalmente em Utah. A torre de treinamento cria um ambiente interno emocionante e oferece vistas em todos os níveis.
O depósito possui um sistema de inventário "Perfect Pic", de alta tecnologia, acionado por computador: é o centro do sistema de distribuição de produtos norte-americano da Petzl. Essa é outra indicação do compromisso da Petzl com a sustentabilidade em tornar o local de trabalho mais eficiente, seguro e agradável para os funcionários da empresa.
A Petzl teve a visão de encarar este edifício como mais do que "apenas um lugar para trabalhar", e através dos valores e respeito da empresa pelo meio ambiente e o desejo de proporcionar um local saudável para seus trabalhadores e visitantes, criou um edifício que exemplifica a sustentabilidade e faz uma declaração sólida para o estado de Utah e o compromisso com a construção e o projeto sustentáveis.